E para o bebê? Qual fralda é melhor?
Se você pode escolher entre usar um tecido 100% sintético ou um 100% algodão na sua camiseta... ou melhor na sua roupa íntima, qual você escolhe? Qual te parece mais confortável? Eu não tenho dúvidas de que prefiro algodão. Mas o que nos faz acreditar então que a fralda descartável é mais confortável para o bebê? Isso é fácil é o poder da propaganda! E quando se diz “bum bum quer respirar!” eu concordo plenamente! Só que a solução ‘toque macio’ nada mais é que uma jogada de marketing. Uma cobertura “tipo tecido” para dar a impressão de que o bum bum está respirando... a verdade é que a fralda de plástico esquenta e aumenta o número de assaduras. Além das assaduras há estudos que relacionam o aumento da temperatura gerado pelo uso das fraldas de plástico ao aumento da infertilidade masculina.
Os polímeros superabsorventes usados na fralda, o famoso gel absorvente, absorve toda a umidade presente na área das fraldas, inclusive a umidade natural da pele, uma fonte de irritação para a pele delicada como a do bebe. Além disso outros materiais presentes nas fraldas como petrolatos, desinfetantes, fragrância, extratos e loções, corantes artificiais e colas podem causar alergias. A maioria dos casos de alergia à fralda começa no contato dos elásticos com a perna, veja o que diz o site do inmetro. A marca líder de mercado alega em seu site que a questão das alergias obedece a uma condição pessoal, e pode se apresentar diante de qualquer elemento ou material contra o qual o corpo desenvolva pré-disposição, mas engraçado que não se conhece criança com alergia ao algodão.

A lavagem incorreta do pano também pode causar irritação, isso é, não tirar todo o resíduo de coco, usar sabão em pó comum em quantidades exageradas, usar cloro, amaciante ou não enxaguar direito. A correta lavagem da fralda é importante para a saúde do nenê. Conheça como lavar as fraldas mais a baixo.
*livro: CONSULTÓRIO PEDIÁTRICO - W. Goebel e M. Glöckler, Editora Antroposófica.
0 comentários:
Postar um comentário