A fralda de pano evoluiu

Há no mundo um novo jeito de maternar que inclui, entre outras coisas, o uso de fraldas de pano. E se você tem ou vai ter um bebe pode se juntar a esse movimento.

O Motivo Ambiental - parte II

(Toda a cadeia produtiva + o descarte do descartável) x a lavagem do pano – o que será que é melhor para o ambiente?
As fraldas de pano também têm seus impactos, alguns vão argumentar, e isso realmente é claro. Tudo que consumimos de uma forma ou de outra trará impactos, mas os impactos da fralda de pano são muitas vezes menores. Mesmo que ano após ano, década após década, estudos ditos ‘científicos’, logo depois sempre desmentidos venham ‘provar’ ao contrário. As análises de impacto consideram as fraldas sendo lavadas em altas temperaturas, em máquinas vazias, sempre usando secadoras e depois passadas a ferro e fora de casa, uma vez que na Grã-bretanha é comum o serviço de lavanderias especializadas em fraldas que retiram a fralda suja e entregam limpa. O estudo por outro lado ‘esquece’ de contabilizar água e energia necessárias no processo de produção da celulose e outros ‘detalhes’ da produção da fralda descartável. (Há uma tese de doutorado, apresentada a uma universidade belga sobre o assunto, que estuda como se processam os estudos, em francês).Mas vamos tentar relatar todo o processo de fabricação e uso das fraldas de pano. A matéria prima mais importante para a fralda de pano é claro o algodão, cuja cultura tem impactos com uso de agrotóxicos e água. Essa fibra tem que ser tecida e novos impactos surgirão na indústria têxtil. A maioria das fraldas conta também com uma camada impermeável de nylon, derivado do petróleo matéria prima problemática do ponto de vista ambiental. A fase de confecção não parece representar maiores impactos, restando como resíduos no máximo retalhos de tecido. Até aí parece que comparando UMA fralda de pano com UMA fralda descartável podemos considerar pouca vantagem para a primeira, certo?
Mas cada vez que uma fralda descartável tem que ser produzida, enquanto uma outra fralda vai para o lixão, a fralda de pano vai ser lavada. Mesmo que o processo de lavagem gastasse tanta água e energia quanto à fabricação de uma fralda como alegam “pesquisadores” (já se sabe que nem de longe é verdade, e no Brasil o impacto ambiental da lavagem de fraldas é ainda menor do que nos países onde se processam as tais “pesquisas”, dado que praticamente não usamos água quente para lavar roupas e raramente precisamos de secadoras) as fraldas descartáveis ainda terão que ser transportadas da onde são processadas as matérias primas para a fabrica de fraldas, de lá ao distribuidor, até o varejista e daí o consumidor final e daí ainda ao lixão. A fralda de pano fica ali... do quarto à área de serviço no máximo... Toda matéria prima das fraldas descartável tem que ser retirada de novo, e ainda se acumulam mais centenas de toneladas de lixo.
A fralda de pano, após no mínimo 400 horas de uso vai ser jogada no lixo, onde o pano demorará de 6 meses a 1 ano para se decompor e a capa impermeável 30 anos.
Dá para comparar? Alguém que vai acreditar que o impacto é igual está muito afim de não se sentir culpado por compartilhar de um problema desses... você não acha?

0 comentários: